segunda-feira, 16 de julho de 2012

Morre JON LORD - ETERNO tecladista do DEEP PURPLE


Saudações, Headbangers!

É com pesar que venho criar está postagem!

Há tempos temia dias como este, mas infelizmente eles chegam.

Hoje, 16 de julho de 2012, foi divulgado e confirmado por sites confiáveis o falecimento do ETERNO tecladista e um dos fundadores da banda inglesa que tanto adoro DEEP PURPLE, JON LORD, aos 71 anos de idade.

Jonathan Douglas "Jon" Lord, nasceu em 09 de junho de 1941, em Leicester. Doutor em Música, pianista, compositor e organista, foi um dos fundadores da banda inglesa DEEP PURPLE, banda na qual permaneceu até 2002 (Lembrando que houve  um intervalo da banda entre 1976 a 1984).



Jon Lord tocou também com Whitesnake, Paice, Ashton & Lord, The Artwoods and Flower Pot Men.

Mas foi ao lado de Ian Gillan, vocalista do DEEP PURPLE, que considero seus maiores feitos, não só pelo "Concerto for Group and Orchestra", mas pela obra que é o álbum "Machine Head", com os eternos clássicos "Highway Star" e "Smoke On The Water".

Jon faleceu por complicações decorrentes do câncer no pâncreas, doença com a qual lutava desde o ano passava.





No site oficial http://jonlord.org/ foi postada a seguinte nota:

"It is with deep sadness we announce the passing of Jon Lord, who suffered a fatal pulmonary embolism today, Monday 16th July at the London Clinic, after a long battle with pancreatic cancer. Jon was surrounded by his loving family.

Jon Lord, the legendary keyboard player with Deep Purple co-wrote many of the bands legendary songs including Smoke On The Water and played with many bands and musicians throughout his career.

Best known for his Orchestral work Concerto for Group & Orchestra first performed at Royal Albert Hall with Deep Purple and the Royal Philharmonic Orchestra in 1969 and conducted by the renowned Malcolm Arnold, a feat repeated in 1999 when it was again performed at the Royal Albert Hall by the London Symphony Orchestra and Deep Purple.



Jon’s solo work was universally acclaimed when he eventually retired from Deep Purple in 2002.

Jon passes from Darkness to Light.

Jon Lord 9 June 1941 – 16 July 2012."

"É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento de Jon Lord, que sofreu uma embolia pulmonar fatal hoje, segunda-feira, 16 de julho, na London Clinic, depois de uma longa batalha contra o câncer de pâncreas. Jon faleceu cercado de sua amorosa família".

O comunicado termina com a seguinte frase: "Jon passa das trevas à Luz".

Quem me conhece ou acompanha o blog sabe o quanto sou fã do DEEP PURPLE. Escuto todos os dias algum som da banda, mais ainda o "Machine Head", que por mim, é a maior obra da música de todos os tempos.
Ontem, estava eu assistindo o dvd da apresentação da banda em 1971, ainda branco e preto, em Coppenhagen, e desta cava com orgulho para minha namorada o quanto era magnífico a forma como Jon Lord tocava, o quanto ele pirava com a música. Ele não se contentava apenas em tocar, ele precisava expressar o que ouvia, muitas vezes balançando seus longos cabelos ou fazendo o instrumento chacoalhar, chegando a sair do lugar!! Essa era a essência do ROCK que me encantou na banda, e claro, em Jon Lord!! Essa será a imagem que guardarei em minha memória!!

Hoje, escuto DEEP PURPLE não só porque alegra meu dia, ou porque sou muito fã, mas também como uma forma de homenagem a esse ídolo, músico extraordinário, que infelizmente não vi tocar ao vivo, mas que tenho em suas composições uma profunda admiração e respeito.

Jon Lord se vai, mas deixa para nós, fãs, suas grandes obras, e hoje, mais do que nunca, escuto "Machine Head" e agradeço por tudo que ele fez!! Este álbum me acompanhará pela vida, e tenho certeza que Jon Lord está feliz sabendo o quão importante foi para tantas pessoas em todo o Mundo.

Vá em paz, JON LORD, lembraremos de você sempre com carinho ao ouvir suas músicas !! Obrigado por tudo!!

E hoje, apesar da tristeza, bangeamos em sua homenagem...



Então... 

VAMOS BANGEAR!! \o/....

Nenhum comentário:

Postar um comentário